quinta-feira, 20 de setembro de 2012

José Dirceu: Quais as razões da desidratação do Jornal Nacional?




DOIS MITOS QUE CAEM JUNTOS. O PRIMEIRO, DE QUE O “JORNAL NACIONAL”, DA GLOBO, SERIA UM TELEJORNAL IMBATÍVEL, INATINGÍVEL E INTOCÁVEL. NÃO É NADA DISSO. O PRINCIPAL TELEJORNAL DA GLOBO LAMENTA ESTAR SENDO MUITO PREJUDICADO NO PERÍODO DA VEICULAÇÃO DO HORÁRIO POLÍTICO ELEITORAL E JÁ VIU 20% DE SUA AUDIÊNCIA IR EMBORA. A INFORMAÇÃO ESTÁ NA COLUNA OUTRO CANAL, ASSINADA POR KEILA JIMENEZ E PUBLICADA NA FOLHA.

POR JOSÉ DIRCEU, EM SEU BLOG*


Realocado para mais cedo na grade de programação da Globo, para dar espaço à propaganda política, o JN sofre com a migração de público para a TV paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a novelinha infantil "Carrossel" do SBT.

E a queda do JN pode estar se dando, ainda, por outras razões. Por exemplo, pelo fato de as notícias serem velhas uma vez que foram divulgadas na internet durante o dia. Ou ainda devido ao enorme tempo dedicado ao julgamento no Supremo, uma decisão política dos Marinhos e que revela que a mídia brasileira ainda não sabe lidar com as novas mídias e com a nova realidade política e social do país.

A Globo usa seus telejornais para fazer oposição ao governo, quando a imensa maioria da população apoia o governo. Recusa a regulação e a concorrência, o pluralismo e a diversidade... Enfim, mantém-se fiel ao discurso único, forçando a mão numa imagem que não bate com a realidade do país.

A queda

A média do JN de janeiro a agosto deste ano, quando ia ao ar na faixa a partir das 20h30, é de 30,4 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP. Com o início do horário eleitoral, dia 21 de agosto, o noticiário passou a ir ao ar meia hora mais cedo, às 20 horas. Sua média de audiência, de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) a 13 de setembro, caiu para 24,3 pontos.

Uma queda de seis pontos de audiência. O Ibope do jornalístico chega a ser menor que o do próprio horário político na Globo. A propaganda eleitoral teve média na rede de 24,9 pontos até o último dia 13. 

A novelinha "Carrossel" parece ter sentido menos o baque da propaganda política no Ibope. Caiu da média de 13,5 pontos para a casa dos 12 pontos, nos últimos dias. É a Globo quem diz: "Carrossel" também perdeu público com o horário eleitoral: perdeu cerca de 13% de audiência, dizem eles. Na verdade, 11,1% pelos números dados aqui. Bem menos do que os 6 pontos do JN, que equivalem a uma queda de 19,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...