No Brasil existe uma frase célebre que saíu da boca de um falecido político ladrão, famoso e folclórico, que dizia que: "Se não Saiu no Jornal nacional, Não Aconteceu"!
Não é de hoje que a informação no mundo vem sendo "globalizada". Aquilo que antes era a competição saudável que fazia dos meios de imprensa competentes e submissos a informação, ao verdadeiro jornalismo e obviamente, a Verdade, se transformou em total submissão aos "mercados" (que jamais tem rostos), e suas leis facínoras que priviliegiam sempre as mesmas classes para que o mesmo sistema que escraviza e encarcera a raça humana, se sustente.
A Imprensa que temos hoje não é mais um órgão que trabalha com INFORMAÇÃO, mais do que é um "time", uma "equipe" praticamente sem desafiantes ou "adversários" (salvo uma dúzia de "blogueiros Sujos"), que não mais compete entre seus concorrentes, mas apenas "notíciam" as mesmas informações (que os Magos Negros donos do mundo decidem que deve ser notíciada), assim como ESCONDEM as informações que as estruturas desses mesmos Magos Negros, Decidem que deve ser escondida e afastada do conhecimento do grande público.
Em 1891 o jovem escritor, poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde, escreveu a brilhante novela, "O Retrato de Dorian Gray".É interessante conhecer um pouco a vida de Oscar para compreender o por que escreveu essa história, novela que com o tempo se tornou um dos grandes clássicos da literatura. Oscar Wilde frequentou os corredores das Elites Inglesas depois que trasladou sua vida para Londres, ali debutando sua carreira como escritor. Em plena Era Vitoriana, foi preso e cumpriu pena acusado de "Sodomia", pois nessa época em plena Inglaterra, "Homosexualismo", quem diria, era punido com prisão.
Muito bem relacionado com artistas, poetas, músicos e pessoas influentes, o jovem oscar Wilde, escreveu o "Retrato de Dorian Gray" baseado em realidades que aconteciam na então "Classe Média Vitoriana" e supostamente nas elites e nas famílias da monarquia reinante.
A História de Dorian Gray conta sobre um pintor que conhece um jovem e fica fascinado por sua beleza, harmonia estética e então pinta um retrato fiel dele, seu melhor quadro. O Jovem Dorian Gray é um aristocrata de família rica que vem pela primeira vez a cidade grande (Londres) para viver na casa que herda com a morte de um parente.
Uma vez em Londres, começa a conhecer e frequentar os espaços culturais bohemios da época e a fazer amizades. Uma dessas amizades é o pintor que pinta seu retrato e um outro amigo que influencia seu comportamento, o ensina a fumar, a beber, a ir-se com prostitutas, apresentado a Dorian os "Prazeres" mundanos da Vida e da Carne, chegando ao ponto de desafiar Dorian a Vender sua Alma ao Diabo.
Esse sem pestanejar aceita e recebe a câmbio de sua alma, o poder de jamais envelhecer.
Quem envelhece é seu retrato e assim durante a história vamos sendo testemunhas da degeneração moral e sexual de Dorian Gray, que para alimentar sua vaidade e satisfazer cada vez mais seus insanos desejos, se transforma em um narcisista fetichista e assassino.
O Retrato passa a ser sua Alma e sofrer em sua pintura, as consequências de cada ato do Jovem Dorian que tem seu corpo e beleza física preservadas, sem jamais envelhecer, se entregando a todos os prazeres, realizando todos os seus desejos e vontades, a ponto de se tornar um assassino doentio, perturbado, ainda que estéticamente perfeito e mais que tudo, invejado e desejado.(exatamente como acontece com uma pessoa que por exemplo vá trabalhar na rede globo ou outro meio de TV)
Ainda que a história de Dorian Gray tenha sido feita no final do século XIX, é incrível como sua temática é pertinente e atual nos dias de Hoje. O que antes apenas uma priviliegiada elite artística podia fazer graças ao acesso a conhecimento e desenvolvimento de seu senso cultural estético, hoje é feito por uma massa de ricos e pobres, graças ao aparelho televisor.
Qualquer pessoa que comece a estudar o funcionamento da nossa sociedade ocidental capitalista chegará a uma unânime conclusão:
Que essa é uma sociedade que ocupa a mente dos homens atráves do estímulo de desejos (propagados por publicidade), principalmente o desejo de consumo e que para que esse possa prevalecer, todos os valores morais, filosóficos, espirituais e estéticos do ponto de vista da integralidade humana, todos os conhecimentos e principalmente A VERDADE devem ser secundarizados, pormenorizados e se possível esquecidos. Sabemos que no capitalismo e no ocidente, uma pessoa vale aquilo que o dinheiro dela pode comprar, muito mais do que aquilo que ela pode realmente ser e saber.
As pessoas no ocidente em geral não estão preocupadas ou se importam se os produtos e as tecnologias que elas estão comprando escravizam pessoas, matam outros seres humanos e outros seres vivos. Elas não se preocupam com o impacto ambiental, cultural e social desses produtos, não pensam jamais em realizar se o simples ato de adquirir um produto que elas tanto desejam e "trabalham duro" para obter, faz com que pessoas sejam escravizadas ou sangue de inocentes seja derramado com a ajuda delas.
O fato de sermos cúmplices de assassinos, de comprarmos e consumirmos produtos que financiam guerras e a morte de milhares de pessoas que não escolheram essas guerras, nem os regimes políticos e financeiros que as possiblitam e patrocinam, quer você queira ou não, quer você concorde ou não, faz de todos os humanos que usam dinheiro seja para o que for, cúmplices e CO-ASSASSINOS.
Quando você faz questão de usar um tênis de uma determinada marca ou ter um telefone celular de última geração sem se importar que esses produtos e aparelhos estão sendo fabricados por pessoas de um país na Ásia que vive em situação de extrema pobreza, que estão sendo escravizadas, tendo seus valores exorcizados e colonizadas, enquanto são obrigadas a realizar 12 horas, 15 horas de trabalho diário sem direito a descanso, ganhando 0,10 centavos por hora para não morrer de fome, você é também um escravizador. É parte integral na engrenagem de escravização global mundial.
Quando você aceita tomar um refrigerante que o mundo inteiro toma e através dos impostos pagos pelas fábricas desse refrigerante, governos conseguem sustentar e promover guerras, você também é parte integral na engrenagem assassina das guerras, ainda que você não lucre com elas, como lucram os governos, as indústrias e os senhores da guerra.
Mas nada disso chega ao seu conhecimento, por que existe uma máquina de informação preenchendo seu imaginário e seu psíquismo com outras informações, mais que tudo com PREOCUPAÇÕES para que através dessas preocupações que você tem, os "governos" e os "senhores da guerra", possam justificar suas "medidas de segurança" e assim atingir seus objetivos praticamente e quase sempre, sem resistência ou dificuldades.
No Brasil esse trabalho sempre foi feito pela Rede Globo de Televisão e suas estruturas de informação que incluem rádios, jornais, canais de TV a Cabo e etc.
Tanto que para as outras emissoras de TV no Brasil atingirem sucesso, necessitam IMITAR, quando Não Plagiar totalmente como hoje faz a Rede Record, a fórmula de manipulação desenhada pela grade de programação da rede globo (que é Basciamente: Telecurso dramatúrgico, Noticiário, Noticiário, Dramaturgia, Programa Infantil, Programa de Variedades, Noticiário, Noticiário Esportivo, Programa de Variedades, Dramaturgia-Novela, Filme, Noticiário, Dramaturgia-Novela, Noticiário, Noticiário, Dramaturgia-Novela, Noticiário, Dramaturgia-Novela, Dramaturgia-Mini-Série, Filme, Noticiário, Programa de Entrevista, Filme, Filme. Das 06h00 da manhã até as 03h00 da madrugada, de segunda a sábado com publicidades dos patrocinadores, entre a mudança de uma programação e outra. Aos Domingos se torna menos repetitivo uma vez que a programação tem menos variedades é mais lenta e permanece muito mais tempo dando prioridade a uma única programação).
Mais do que tudo, os processos de doutrinação realizados através da cobertura e promoção total do futebol e das telenovelas no tubo televisor é o que chamo nesse post de o "Espelho dos Assassinos".O Lugar Para Onde a Sociedade Assassina que sustentamos e somos, Mira Seus Olhos e jamais tem a oportunidade de entrar em contacto com a Verdade sobre suas essências e colaboração nesse macro-ritual macabro que faz de todos cúmplices envolvidos e que se transformou as Comunicações e Entretenimentos "familiares".
Sabemos ou pelo menos desconfiamos que a Sociedade Brasileira é essencialmente corrupta desde sua formação e desde o mentiroso "descobrimento" que nos ensinam descarada e errôneamente que aconteceu "em 22 de Abril de 1500". Mas não realizamos, não percebemos que essa corrupção está intríseca em nossa essência, por que entre outros motivos o complexo globo de dramaturgia e cinema, prepara mini-séries, filmes e novelas que confirmam as mentiras das versões oficiais da história.
Enxergamos a corrupção nos políticos, em nossos vizinhos, nas estruturas públicas e privadas (quase nunca na imprensa) mas jamais em nós mesmos. Não enxergamos, não queremos enxergar, menos ainda admitimos nossa parcela de colaboração. E tudo isso por que desde manhã até de noite o aparelho televisor nas salas das famílias brasileiras lança modas, tendências, manias, exemplos, histórias, entretenimentos, "informações", Notícias, "coqueluches" de modas passageiras que em verdade não tem nenhuma importância mas graças a REPETIÇÃO sistemática e publicidade frenética nos vendem (e nós compramos) como as "coisas mais importantes do mundo". Nos fazem o "favor" de imaginar por nós, como deve ser a "realidade" e como deve ser até mesmo a nossa imaginação.
As Mesmas Novelas, com as mesmas fórmulas, os mesmos vilões e as mesmas intrigas, há mais de 40 anos. Nos Enganam e adulteram as realidades sobre o que acontece nas Índias, No Marrocos, No Sertão, no Rio de Janeiro, Aliás tentam reduzir a pluralidade da cultura brasileira ao eixo Rio-SP, obrigando seus artistas a usarem todos um "Sotaque Carioca". Nos empurram goela abaixo meias-verdades e grandes mentiras sobre a arte e sobre o mundo, através de suas linguagens estéticas e dramatúrgicas que usamos como Modelo para desenvolver nossos conceitos sobre: Existência, felicidade, sobre direitos, sobre deveres, sobre o que é ser cidadão e mais que tudo sobre o que pode e o que deve e o que jamais pode e jamais deve ser: VERDADES.
Por décadas e mais décadas permitimos que a seca assolasse e matasse os nossos irmãos do norte. Por gerações desde que existe a república, aceitamos pagar impostos que jamais chegam aos investimentos necessários para a manutenção da sociedade.
Aceitamos que a corrupção se prolifere por todas as estruturas do país e até mesmo dentro de nós, desde que o "conforto" e aignorância na qual nos colonizaram e encerraram, não seja afetada.
Aceitamos doar 8, 10, 12, 16 horas por dia de nosso tempo as mesmas empresas e corporações que patrocinam essa programação, desde que possamos receber algum parco dinheiro em troca disso para manter nossos vícios e costumes sem que ninguém "se meta em nossas vidas", com a crença de que isso é "respeito a nossa individualidade" e a única forma de realidade que podemos viver e desenvolver para ser feliz, sem jamais se importar com quantas pessoas estão sendo SACRIFICADAS E MORTAS para que isso assim seja.
Chegamos ao ápice da burrice e do egoísmo. Não nos importamos em Saber nenhuma verdade seja sobre o que for. Nos contentamos com "fofocas", com "versões", "notícias", nos contentamos em ser "torcida", "telespectadores", "opinadores" que tenham a VERDADE e o CONHECIMENTO como artigos desnecessários.
Nos contentamos com o direito de fazer polêmica e ter a nossa "opinião"(que quase sempre não é própria, menos ainda fruto de nossas experiências dado ao fato de que preso a essa rotina robótica, não temos quase nenhuma experiência, mas sim a repetição daquilo que o televisor nos disse e gostamos ou nos identificamos), sempre com a esperança invejosa de um dia estar onde estão todos aqueles "Idolos", seja do esporte ou da dramaturgia, que a então "poderosa" e decadente Rede Globo, nos produz e prepara, para que estejamos sempre ali, em frente aquela janela eletrônica, na esquina da sala de nossas casas sem jamais desconfiar que o que eles dizem, afirmam, propagam e vendem,NÃO É A VERDADE NEM A REALIDADE mas apenas um "espelho-negro", onde vemos as imagens que queríamos refletir e não a realidade do que realmente refletimos.
Não é de hoje que a humanidade realiza rituais onde vende sua alma em troca de prazeres e poder nas esferas materiais da terra, como fez o jovem Dorian Gray, da novela de Wilde. Mas é de hoje que existe um sistema em nosso planeta, que possibilita essa venda de alma em larga escala massiva. Fazendo com que as pessoas se desconectem definitivamente de si mesmo, da espiritualidade, de suas missões na terra e de suas verdades, para construir suas vidas e suas "felicidades", alicerçadas nos exemplos que aprendem assistindo e consumindo "publicidades", nos sentimentos de inveja e admiração de outras pessoas, muito mais do que em seus próprios sentimentos e reconhecimentos a respeito dessa felicidade.
Sabemos que a grande maioria do Casting da Rede Globo está afundado até os ossos em mentiras, Sodomias, putarias, cocaína, sexualidades descontroladas infelizes mentirosas, frenéticas e exacerbadas e a linguagem de sua programação serve como exemplo para a formação do nosso caráter e do caráter de nossas crianças, perpetuando cada vez mais esse exemplos destrutivos como "corretos", banalizando cada vez mais nossa participação e poder de decisão seja na sociedade, seja em nossas próprias vidas, para simplesmente viver reproduzindo "festinhas" que nos faz crer que somos felizes e que nos ensinam através do estilo de vida e consumo de quem está dentro do tubo televisor.
Sabemos e constatamos todos os dias que essas estruturas de comunicação trabalham em prol da glamourização do mal e da preservação de um sistema caótico homicída. Fazendo um jogo de forças entre meias verdades, criando "paixões nacionais", sentimentalismos de útlima hora, que captam a atenção de seus espectadores e geram lucro conforme a audiência. Sabemos que eles elegem e derrubam presidentes, zombam das leis, destroem e constroem carreiras, acusam e condenam sem provas. Bagunçam todas as nossas essências, com uma maquiagem de alta fidelidade e competência com seus espectadores.
Da Mesma maneira que o Jovem Dorian Gray em troca da juventude eterna vende sua alma e se transforma em assassino, nós em troca dos segredos dos artistas e suas "intimidades, pelo privilégio e acesso as operações plásticas e tratamentos de "botox" feitos por cada um deles e que "garantem" a prolongação da "juventude" e dos valores humanos baseados em aparência, viramos as costas para toda a realidade cármica e espiritual além da matéria e também nos transformamos em homicídas diretos e indiretos de nós mesmos e daqueles que necessitam de nossa ajuda para existir.
Perder horas a fio, tardes e noites acompanhando essas programações, recebendo suas mensagens subliminares e depois dedicar nossas vidas a repetí-las, compartí-las e prolongá-las em nosso nicho social, tem um efeito bestial, que infelizmente não conectamos por que anestesiamos nossa consciência e nossa culpa com um estilo de vida que nutre lentas formas de suicídio como "diversão".
O pior é que da mesma maneira que os traficantes de droga não são os culpados pelo vício de seus usuários uma vez que são apenas "comerciantes" de um mercado com alta demanda, essa colorida e brilhante estrutura de comunicação que cria imagens, "verdades" e "culturas" através das mensagens e exemplos de suas distorcidas dramaturgias, novelas, atrações e publicidades, não pode ser considerada responsável pela ordem que vem desse caos e pela banalização das desgraças.
Os responsáveis somos nós que consumimos, que nos permitimos estar alí horas em frente o aparelho de TV, (ou o espelho que reflete o que gostaríamos de ser e não a Verdade sobre o que somos).
Acompanhamos a novela ou jogo esportivo e depois vamos aos centros de compra e entretenimentos conhecidos como "Shoppings" (que em inglês significa "Compras") adquirir os produtos que não precisamos para nada, mas que aquelas publicidades nos ensinaram e convenceram que deveríamos "ter".
Os responsáveis somos Nós, que aceitamos ser "arquibancada", "jurados", "Votantes" daquilo que eles elegem como "realidade" e assim ajudamos a pagar e sustentar o salário astronômico de semi-alfabetizados jogadores de futebol e artistas, para que conterrâneos deles morram de fome e sede e ninguém faça nada.
O problema maior de nosso planeta e principalmente do Brasil, não é a pobreza, por que essa gera condições de que a espiritualidade das pessoas desperte e assim se conectem com outras melhores realidades e outros pontos de vista. As limitações e desafios das dificuldades da pobreza quando vencidas enriquecem o espírito.
O problema maior desse planeta e da sociedade ocidental em geral mais que a pobreza é a permissão que todos damos para a exsitência da "Extrema Riqueza".
A riqueza descarada de alguns poucos indivíduos, as custas da extrema ESCRAVIZAÇÃO, pobreza e miséria de muitos outros.
A extrema riqueza sim estaciona o desenvolvimento espiritual do sujeito, faz com que ele acredite ser um Idolo", um "Deus", mais merecedor e melhor que todos os outros. A Extrema Riqueza desenvolve a ganância, o egoísmo, a ambição desmedida e sem controle, seja através de um simples ser humano, seja através de complexas estruturas e corporações como as que temos hoje.
Não é contra a pobreza que devemos lutar, ela é parte inerente de todos nós, o nosso lado Ying, o nosso dark side, a nossa porção negativa. O que devemos proíbir em nosso planeta é a extrema riqueza. É o sentimento de aceitação e normalidade que mantemos dentro de nós, a respeito de uns poucos sujeitos entre todos nós poderem ter muito mais do que tudo de necessário e desnecessário, enquanto muitos sujeitos entre todos nós tem cada vez menos do que o básico ou jamais tiveram nada.
Podemos equilibrar a realidade e a vida de nosso planeta e ecosistema, começando por desenvolver a consciência a respeito do que é necessário, fundamental e imperativo a vida de todos, mais do que o enaltecimento a CÓPIA e realização de prazeres e desejos de alguns. Que tem servido de "modelo" para nossas buscas e escolhas.
O futuro do planeta terra não é ideal e não tem quase lugar, para quem foi educado baseado em mentiras e egoísmo.
Nós Precisamos DESPERTAR Para Novas e Melhores Realidades.(Precisamos Inclusive Construí-las) e Para a grande Maioria dos Brasileiros e dos Ocidentais, "Despertar", começa Apertando a Tecla OFF de Seus Televisores.
Despertar Começa Arregaçando as mangas e trabalhando. Não por corporações, empregos ou empresas, mas pela Felicidade, pela justiça e pela Verdade. E a Verdade é que O Equilíbiro de Nosso planeta Não depende de governos e empresas, nem de um sistema financeiro assassino, entretenimentos, publicidades, imprensas veiculando más notícias e dramaturgias nos alimentando sonhos e esperanças que jamais se materializam.
Despertar, criar uma nova e melhor realidade, mais justa e mais correta, Depende Apenas de Nós Seres Humanos e de nossas Consciências. Evolução não é poder de compra para todos. Isso é Neo-Escravidão. Evolução é o direito de Existir com Dignidade, de Saber a Verdade e Mais que Tudo de desenvolver a Consciência.
Que Deus Ilumine o Raciocínio de Todos Os Humanos do Planeta Terra e Principalmente o Intelecto chauvinista dos Brasileiros burros da classe Média. Que a cada dia quando assistem TV, Vendem Sua Alma, para Sustentar Grandes mentiras, como fez Dorian Gray para manter uma aparência sedutora e Juventude Eterna.
Namastê
Ruy Mendes - Abril 2012