terça-feira, 21 de maio de 2013

Diretora do FMI elogia Brasil e chama Bolsa Família de "modelo para o mundo"


Christine Lagarde está com visita marcada pela América Latina e estará no Brasil nos dias 1º e 2 de dezembro


A francesa Christine Lagarde, chefe do FMI, em discurso no Conselho de Relações Exteriores, em Nova York (Foto: Richard Drew, AP Photo)A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que visitará o Brasil no início de dezembro, fez uma longa e elogiosa análise da situação econômica do país. Em texto publicado originalmente no blog da instituição, Lagarde afirma que o desenvolvimento social foi essencial para o progresso econômico do Brasil e de países da região, como México e Peru. 
"Em países como Brasil e Peru, os indicadores de pobreza, desigualdade e desenvolvimento humano apresentaram melhoras notáveis na última década", afirmou Lagarde. A diretora-gerente do FMI citou o programa Bolsa Família como exemplo de sucesso. "Destaco os programas Bolsa Família no Brasil e Oportunidades no México, que conseguiram interromper a transmissão da pobreza de geração para geração e agora servem como modelos para o resto do mundo", afirmou.
A análise também contém um alerta: Os países da região precisam se fortalecer para enfrentar crises em outros blocos econômicos. "Neste mundo altamente interconectado, simplesmente não há onde se esconder. Portanto, os países da região devem tomar todas as precauções e providências necessárias. Devem continuar a reconstituir suas defesas econômicas e seguir políticas fiscais prudentes para criar espaço de manobra em caso de deterioração da situação econômica", afirmou. "Mas há que se ter cuidado: a consolidação fiscal não pode ocorrer à custa dos programas sociais nem dos investimentos necessários em educação ou infra-estrutura", disse Lagarde.
Segundo Lagarde, o Brasil ainda precisa se fortalecer. "Um dos principais desafios para o Brasil é aumentar a poupança interna para promover um crescimento mais forte e sustentado", afirmou. 
A primeira escala de sua viagem à América Latina será o Peru, no dia 28 de novembro. Lagarde segue depois para o México, onde estará nos dias 29 e 30, e fica no Brasil nos dias 1º e 2 de dezembro. Esta será a primeira visita de Lagarde à região desde que ela tomou posse do cargo máximo do FMI, em julho, quando substituiu o também francês Dominique Strauss-Kahn. Lagarde assumiu o caro em julho.
Ex-ministra das Finanças da França, Lagarde concluiu recentemente uma viagem pela Ásia, onde visitou Rússia, Japão e China, além do estado americano do Havaí, onde participou da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
RP
FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...