FONTE: leonardoboff
Entrevista dada à Rede Bloomberg parágrafo Josué Goodman 19/02/13
Teólogo rebelde diz Obama abre caminho para Pontífice Preto
Por Joshua Goodman - 19 de fevereiro de 2013 11:09 GMT-0300
Cardeais católicos impressionados com aumento de Barack Obama ao poder pode ser encorajados a eleger o primeiro papa negro, de acordo com um teólogo brasileiro, uma vez silenciados pelo cardeal Joseph Ratzinger antes de se tornar papa.
Leonardo Boff disse que as chances de um Africano como o Cardeal Peter Turkson de Gana se tornar o próximo pontífice são slim depois que o papa Bento XVI nomeou mais de 117 cardeais que vai escolher seu sucessor em um conclave no próximo mês. Ainda assim, a eleição de Obama como presidente dos EUA pode abrir velha guarda do Vaticano para mudar, aliviando oposição à contracepção sacerdotes e as mulheres, disse ele.
Leonardo Boff disse que as chances de um Africano como o Cardeal Peter Turkson de Gana se tornar o próximo pontífice são slim depois que o papa Bento XVI nomeou mais de 117 cardeais que vai escolher seu sucessor em um conclave no próximo mês. Fotógrafo: Gregorio Borgia / AP Photo
"Sem dúvida a presença de Obama vai ser sentida entre os cardeais", Boff, ex-frade franciscano um que estudou com Ratzinger na Universidade de Munique, em 1960, disse em uma entrevista por telefone. "Nós já temos um presidente negro, então por que não um presidente negro religioso?"
Boff foi um expoente inicial da Teologia da Libertação , um movimento iniciado por sacerdotes da América Latina durante a Guerra Fria, que ficou do lado de pobres da região. Como chefe doutrinário do Vaticano escritório, Ratzinger acusou a campanha de tendências marxistas, e em 1985 ele silenciou Boff para a publicação de um livro crítico da liderança da igreja. Boff deixou a igreja em 1992, mais tarde, acusando o futuro papa de " terrorismo religioso ".
"Fracasso" de Bento XVI
Enquanto o Boff, de 74 anos de idade, disse que respeita intelecto Bento, chamou-o de "autoritário" e "fracasso" um como Papa, citando a sua manipulação de um escândalo de abuso sexual que levou a acusações de pedofilia contra milhares de sacerdotes e sacudiu o núcleo da missão da Igreja como portadora da moralidade.
"Bento nunca questionou uma das causas da pedofilia, que é a sexualidade dos padres e educação sexual nos seminários", Boff disse em uma entrevista de 15 de fevereiro de Araras, uma aldeia agrícola e turístico enclave nas colinas cobertas de selva fora do Rio de Janeiro. "Ele considera o celibato uma lei imutável."
Um Africano ou da América Latina papa com experiência de vida pastoral seria mais sensível à necessidade de renovação, e poderia usar seu poder monárquico, sozinho, reversa doutrina sobre o celibato e outras questões polêmicas, disse ele.
"Tudo depende do papa vindo do terceiro mundo", disse Boff, autor de mais de 60 livros sobre religião e assessor de grupos de protesto políticos, incluindo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil. "Continuidade não será suficiente agora. Tivemos alguém que era inteligente, mas como papa, ele foi um fracasso. "
Reação do Vaticano
Um oficial sênior do Vaticano disse que o papa chamando uma falha devido a escândalos sexuais na igreja é como culpar Obama por fraqueza na economia global. Enquanto um pontífice Africano pode ser eleito, de pensar que ele reverter ensino sobre contracepção ou mulheres sacerdotes é pensar um não-católico poderia tornar-se papa, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado porque o Vaticano deliberações são confidenciais.
O conclave para escolher o próximo papa pode ter lugar até 15 de Março, se todos os cardeais votantes chegar em Roma no tempo, porta-voz da Santa Sé , Federico Lombardi, disse em uma coletiva de imprensa em 16 de fevereiro. Autoridades do Vaticano gostaria de ter um novo papa no lugar antes da Páscoa, feriado mais importante do catolicismo, que é em 31 de março deste ano, diariamente Repubblica informou em 17 de fevereiro.
Da América Latina, Honduras Oscar Rodriguez Maradiaga é um cardeal capazes de modernizar a instituição milenar e inspirando um rebanho cada vez menor, disse Boff. Ele disse que uma escolha mais provável, com maior tração entre a liderança do Vaticano, Turkson é de Gana, que está atualmente em segundo atrás de Milan Arcebispo Angelo Scola na corrida para suceder Bento, de acordo com a Dublin com base em apostas Paddy Power Plc.
"Semi-revolucionária"
Enquanto Boff disse que não sabe Turkson pessoalmente, ele disse que seus comentários em favor de uma igreja mais africanizadas são "semi-revolucionária" para a Santa Sé. Turkson disse que a escolha de um papa do mundo em desenvolvimento, onde mais de metade do mundo 1,2 bilhões católicos vivem, seria um longo caminho para o fortalecimento da influência da Igreja em países emergentes.
Enquanto três papas nos primeiros dias da igreja veio de África do Norte, no momento em territórios sob domínio romano império, não houve Papa Africano na era moderna.
Escolhendo um latino-americano ou Africano papa poderia também ajudar as finanças do Vaticano em um momento em paróquias na Alemanha e os EUA ainda estão se recuperando do custo dos processos judiciais e atendimento igreja diminuição provocada pelo escândalo de abuso sexual, disse Boff.
"O Vaticano enfrenta uma enorme crise financeira, porque as suas duas maiores fontes de financiamento estão caindo aos pedaços", disse ele. "A igreja, por necessidade financeira, vai optar por se tornar uma igreja mais simples."
Nenhum comentário:
Postar um comentário