FONTE: pagina13.org.br
O ex-presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, enviou uma mensagem de vídeo aos participantes do Fórum foi aplaudido de pé pelo mesmo presidente venezuelano, Hugo Chávez. Em sua mensagem, Lula lembrou que, quando o Fórum foi criado 18 anos atrás ", naquele tempo, a esquerda estava no poder em Cuba." Agora, Lula lembrou, "somos uma organização internacional para uma alternativa de sucesso para o neoliberalismo".
Eduardo Febbro - Caracas - 07/07/12
Caracas - O Foro de São Paulo, realizada em Caracas completou sua décima oitava edição com um comício realizado no Teatro Teresa Carreño de Caracas e uma declaração final na qual a ênfase era crítico do golpe de Estado no Paraguai. O ponto 27 da declaração final diz inequivocamente que o Foro de São Paulo manifesta seu total apoio ao presidente paraguaio, Fernando Lugo ", ignorando o governo de facto liderado por Federico Franco golpe e anunciando partes continentais em favor da democracia, do respeito pelos a vontade popular expressa em Abril de 2008 e para a unidade ea integração dos povos e governos da América Latina do Caribe. " Os membros do Fórum também fazer menção explícita do México e sua eleição presidencial.
O documento que está sendo fechado três dias de discussão de notas que "mais uma vez voltou-se para a direita mexicana e manipulação da mídia sobre as pesquisas, compra de votos e todos os tipos de fraude para impor a sua vontade contra os melhores interesses do povo mexicano ".
Em um discurso que encerrou o Fórum, José Ramón Balaguer, membro do bureau político do Partido Comunista de Cuba e pertence à geração histórica que lutou contra o regime de Batista, afirmou que "fatos como aqueles no Paraguai procurar para parar as mudanças progressistas na América Latina. " Balaguer disse que para ele, "os principais grupos de poder dos Estados Unidos para recordar uma ofensiva hegemônica" contra o que chamaram Balaguer como objetivo principal desses grupos, ou seja, "os países que compõem a madrugada".
Em seus 33 pontos, a declaração final do Fórum observou que a crise financeira internacional "está longe de acabar", enquanto denunciando um longo parágrafo nas tentativas de golpe que ainda abundam na América Latina. Prova disso, o que aconteceu na Venezuela em 2002, "várias tentativas de golpe na Bolívia," a derrubada do presidente de Honduras em 2009, o "golpe de Estado no Equador", em setembro de 2010 "e algumas semanas atrás, o derrubada de presidente paraguaio, Fernando Lugo. " Ponto n º 5 do texto, ele observa que "o golpe em Honduras ea derrubada de notas Fernando Lugo de que o direito está disposto a usar de meios violentos, eu manipulação dos canais institucionais para derrubar governos que não servem os seus interesses."
Ministro das Relações Exteriores equatoriano Ricardo Patiño disse que esses eventos são devidos a uma única lógica, "a alegação da oligarquia para recuperar o poder é devido à grande riqueza que você tem a nossa América." Ricardo Patiño fez um longo discurso, ele cantou a "companheiros para a frente marcha e ir para a revolução", a música histórica dos sandinistas, e finalmente confirmou que Quito estava "analisando" o pedido de asilo apresentado pelo fundador da Wikileaks, Julian Assange.
Por agora, os membros do Fórum colocado ênfase na posição da mídia sobre o direito de, nesses grandes corporações 'que podem ser colocados acima autoridades públicas emanadas do sufrágio universal. " O Foro de São Paulo acredita que "este é talvez um dos maiores desafios que se avizinham para os governos de esquerda:. A democratização da comunicação" A declaração denunciou as tentativas do imperialismo "para enfraquecer os mecanismos da América e integração sul-americana, a promoção da Aliança do Pacífico".
Número Ponto 17 também atacou os falsos discursos "verdes" conservadores "O direito tenta fala simbolicamente apropriado em defesa do meio ambiente, ignorando as políticas predatórias neoliberais de" mãe terra "ea dívida ambiental que o capitalismo tem com o mundo. " Em uma intervenção lúcida tão brilhante como Luis Dilce, representando o membro fundador do PT e Lula disse esquerda da América Latina deu uma demonstração extraordinária de que é capaz de governar "com mais qualidade técnica, administrativa e gestão do projecto e outros alternativa ao neoliberalismo ". Não sem razão, Dilce afirmou que "os governos progressistas da América Latina estão na vanguarda do humanismo contemporâneo."
O ex-presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, enviou uma mensagem de vídeo aos participantes do Fórum foi aplaudido de pé pelo mesmo presidente venezuelano, Hugo Chávez. Em sua mensagem, Lula lembrou que, quando o Fórum foi criado 18 anos atrás ", naquele tempo, a esquerda estava no poder em Cuba."Agora, Lula lembrou, "somos uma organização internacional para uma alternativa de sucesso para o neoliberalismo".
Imediatamente após o presidente falou da Venezuela: Chávez disse a Lula que, quando você voltar a ver muito em breve vai receber um abraço "grande como este mundo." Chávez lembrou que a primeira vez que ele conheceu Lula foi em 1996, em El Salvador. Chávez também cantou uma música revolucionária, quando prestou homenagem a Fidel Castro: Fidel, Fidel tendo, não pode com IMPERIALISTA "Chávez cantou coro com a platéia.
Nos parágrafos finais, a declaração final expressou a sua solidariedade com o povo haitiano e sua "apoiar o processo de paz na Colômbia, onde ele ainda tem a luta por uma solução política para o conflito armado, a paz com justiça social e um novo modelo garantir econômicas e sociais dos direitos humanos e da natureza. " O documento também apóia "a luta pela soberania e autodeterminação da Palestina" e, ao mesmo tempo, manifesta-se enfaticamente a sua oposição rigorosa "a qualquer intervenção militar estrangeira na Síria e Irã". Três dias de cruzes, idéias, intercâmbios e contactos, confrontos e de enriquecimento através da exposição de idéias entre os representantes do lado esquerdo do fim do mundo com um desejo: "Outro mundo é possível e estamos a construir: um mundo socialista ".
Fonte: Carta Maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário