Crescimento no mundo em todos os lugares de resistência ao sistema de dominação capitalista por grandes multilateral global sobre as nações, o povo real e da natureza. Está emergindo, certo ou errado, uma tendência para práticas ambientalmente orientadas e projetos que já testaram o novo. A base é sempre a economia solidária, o respeito aos ciclos da natureza, a sinergia com a Mãe Terra, a economia a serviço da vida e não para o lucro e uma política sustentada de hospitalidade, tolerância, cooperação e solidariedade entre os diferentes povos, eliminando assim a base para o fundamentalismo religioso e político, o terrorismo e temos visto nos os EUA e agora na Noruega.
Dos muitos projetos existentes na América Latina, economia solidária, agricultura familiar orgânica, energias alternativas limpas, a Via Campesina, o Movimento Zapatista e outros, queremos destacar dois que representam o significado universal: o primeiro é " Viver Bem ", ea segunda é a" Democracia e da Comunidade da Terra "como uma expressão de um novo tipo de socialismo.
O "Bem Viver" está presente em todo o continente Abya Yala (o nome indígena para o continente sul-americano), o extremo norte ao extremo sul, sob muitos nomes, estes dois melhores conhecidos: soma qamaña (da cultura Aymara ) e adicione kawsay (a partir da cultura quéchua).Ambos significam "o processo da vida em sua plenitude." Esta é a vida pessoal e social em harmonia e equilíbrio material e espiritual. Primeiro é uma boa vida e então um como viver, com os outros, a comunidade, com a Terra Mãe Divina, e suas energias presentes nas montanhas, águas, florestas e selvas, no solo, sol, lua e todo o ser. Ele busca a harmonia, e não a acumulação de riqueza, mas produzindo o suficiente e digno para todos, respeitando os ciclos da Pachamama e as necessidades das gerações futuras.
Este "Viver Bem" não tem nada a ver com o nosso "viver melhor" ou "qualidade de vida." Nosso viver melhor é acumular recursos materiais a consumir mais na dinâmica do progresso ilimitado, que é impulsionado pela concorrência e simplesmente do uso da natureza, sem respeito pelo seu valor intrínseco e não reconhecimento do mesmo. Para alguns pode viver melhor, milhões de pessoas a viver mal.
O "Viver Bem" não é simplesmente identificado com o nosso "bem comum", pensou apenas em termos de seres humanos em sociedade, um inconsciente antropologia e sociocentrismo. O "Viver Bem" abrange tudo o que existe, a natureza de seus seres diferentes, todos os seres humanos, a busca de equilíbrio entre eles, também com os espíritos, pessoas sábias (avós e avôs que morreu), com Deus, que todos possam viver juntos em harmonia. Não pode pensar no "Viver Bem" sem que a comunidade humana mais ampla possível, natural, terrestre e cósmica. A "Minga", que é o trabalho da comunidade, expressa bem o espírito de cooperação.
Esta categoria de "boa vida" e "Viver Bem" veio ao Constituições do Equador e da Bolívia. A grande tarefa do Estado é criar as condições deste "Viver Bem" para todos os seres e não apenas para os seres humanos.
Nesta perspectiva, nascido na periferia do mundo, com todas as suas utópico, é destinado a todos porque é uma tentativa de responder à crise atual, que vai garantir a vida futura da humanidade e da Terra.
A outra contribuição da América Latina a um outro mundo é "Democracia e Comunidade da Terra." Possível É um tipo de vida social, existentes nas culturas de Abya Yala, suprimida pela colonização, mas agora, com o movimento indígena resgatando sua identidade, está atraindo os olhos dos analistas. É uma forma de participação que vai além da democracia representativa tradicional e carimbo europeu participativa. Incluídos, mas acrescenta um novo elemento: a comunidade como um todo. Ele participa do desenvolvimento de projetos em sua discussão, a construção de consensos e de implementação. Ela pressupõe uma vida em comunidade já estabelecida na população.
Ele se distingue de outros tipos de democracia para incluir toda a comunidade, a natureza ea Mãe Terra. Reconhece os direitos da natureza, animais, florestas, água, como mostrado nas novas constituições do Equador e da Bolívia. Ela expande a personalidade jurídica a outros seres, especialmente a Mãe Terra. Para o fato de que os seres vivos têm valor intrínseco e são portadores de dignidade e direitos, e, portanto, merecedores de respeito.
Democracia, então, sócio-terrena democracia planetária na Terra. Alguns dizem que isso é utopia. E é. Mas é uma utopia necessária. Quando superar a crise da Terra (se excedido), o caminho da humanidade será organizada globalmente em torno do "Viver Bem" e "Democracia Earth", para Biocivilización (Sachs). Já há sinais desse futuro antecipatória, também chamado de "Terra da Boa Esperança".
Democracia, então, sócio-terrena democracia planetária na Terra. Alguns dizem que isso é utopia. E é. Mas é uma utopia necessária. Quando superar a crise da Terra (se excedido), o caminho da humanidade será organizada globalmente em torno do "Viver Bem" e "Democracia Earth", para Biocivilización (Sachs). Já há sinais desse futuro antecipatória, também chamado de "Terra da Boa Esperança".
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