segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mitos sobre o aquecimento global desmentidos pela ciência

Fonte: www.revistaforum.com.br.

O site científico americano Skeptical Science elaborou uma lista de mitos utilizados por céticos que tentam negar o aquecimento global.  A lista traz o mito e o que a ciência diz sobre ele, em 140 caracteres.


Por Redação [08.08.2011 19h21]
O site científico americano Skeptical Science elaborou uma lista de mitos utilizados por céticos que tentam negar o aquecimento global. A lista traz o mito e o que a ciência diz sobre ele, em 140 caracteres.
Cada uma dessas respostas está fundamentada com um link a uma explicação científica, como o leitor poderá ver no original aqui, ou traduzido para o português aqui.
Segue abaixo a lista dos argumentos, traduzidos por Déborah Danowski.

Argumento cético X O que a ciência diz:
1 – “O clima já mudou antes" – O clima reage a tudo que o força a mudar naquele momento; os humanos são agora a força dominante.
2 – “É o sol” – Nos últimos 35 anos de aquecimento global, o sol e o clima têm caminhado em direções opostas.
3 – “Não é ruim” –Os impactos negativos sobre a agricultura, a saúde e o meio ambiente ultrapassam de longe os positivos.
4 – “Está esfriando” – A última década, 2000-2009, foi a mais quente já registrada.
5 – “Não há consenso” – 97% dos especialistas do clima concordam que os humanos estão causando o aquecimento global.
6 – “Os modelos não são confiáveis – Os modelos reproduzem com sucesso as temperaturas globais desde 1900, em terra, no ar e no oceano.
7 – “Os registros de temperatura não são confiáveis” – A tendência de aquecimento é a mesma nas áreas rurais e urbanas, medida por termômetros e satélites.
8 – “Os animais e as plantas conseguem se adaptar” – O aquecimento global causará a extinção em massa das espécies que não conseguirem se adaptar num curto intervalo de tempo.
9 – “O clima não esquentou desde 1998" – Pelos registros globais, 2010 foi o ano mais quente já registrado, empatando com 2005.
10 – “O gelo da Antártica está aumentando” – As medições por satélites mostram que a Antártica está perdendo gelo terrestre em velocidade crescente.
11 – “Nos anos 70 se previu uma Idade do Gelo” – A grande maioria dos artigos publicados por climatologistas nos anos 1970 previa um aquecimento.
12 – "Há defasagem cronológica entre o aumento de CO2 e o aumento da temperatura" [i.e.: as mudanças no CO2 se seguem às mudanças na temperatura, e com uma defasagem de 600 a 1000 anos] – Nos intervalos entre as Idades do Gelo do passado o CO2 não iniciou o aquecimento, mas o amplificou
13 – “Estamos caminhando para uma Idade do Gelo” – A preocupação deve ser com os impactos do aquecimento global nos próximos 100 anos, e não com uma Idade do Gelo daqui a 10 mil anos.
14 – “A acidificação dos oceanos não é um problema sério” – A história passada mostra que, quando o CO2 subiu rapidamente, houve extinção em massa de recifes de corais
15 – “Os gráficos em forma de taco de hockey estão desacreditados” – Os estudos recentes concordam que as recentes temperaturas globais não têm precedentes nos últimos 1000 anos.
16 – “Os furacões não estão ligados ao aquecimento global” – Há evidência crescente de que os furacões estão ficando mais fortes devido ao aquecimento global.
17 – “As geleiras estão crescendo” – A maioria das geleiras está diminuindo, criando um sério problema para milhões de pessoas que dependem delas para obter água.
18 – “A sensibilidade climática é baixa” – A quantidade líquida de retroalimentação positiva é confirmada por muitas linhas diferentes de evidências.
19 – “Al Gore errou” – O livro de Al Gore é bastante preciso, muito mais preciso que os argumentos dos que negam o aquecimento.
20 – “São os raios cósmicos” – Os raios cósmicos não mostram uma tendência nos últimos 30 anos e tiveram pouco impacto sobre o aquecimento global recente.
21 – “1934: o ano mais quente já registrado” – 1934 foi um dos anos mais quentes nos EUA, mas não globalmente.
22 – "Climategate: Os emails do Climatic Research Unit (Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia) sugerem que há uma conspiração" – Investigações independentes mostraram que não houve má conduta dos cientistas nesse incidente dos emails explorado pela mídia.
23 – “Está um frio de rachar” – Um dia frio em uma localidade particular não tem nenhuma relação com a tendência de longo prazo de aumento global na temperatura.
24 – "Eventos climáticos extremos não são causados pelo aquecimento global" – Eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e fortes por causa do aquecimento global.
25 – “A elevação do nível do mar está sendo exagerada” – Vários métodos diferentes de medição mostraram que houve uma elevação regular do nível dos oceanos no século passado.
26 – “É efeito das ilhas urbanas de calor” – As regiões urbanas e rurais mostram a mesma tendência de aquecimento.
27 – “Marte está esquentando” – Marte não está esquentando globalmente.
28 – “O derretimento do gelo do Ártico é um ciclo natural” – O espesso gelo marinho do Ártico está sofrendo uma rápida diminuição.
29 – “O efeito do aumento do CO2 é pequeno ou nulo” – O forte efeito do CO2 tem sido observado em diferentes medições.
30 – “O Período Medieval Quente era mais quente” – A temperatura global média atual é mais alta que a temperatura global na época medieval.
31 – “É um ciclo de 1500 anos” – Os ciclos naturais antigos são irrelevantes para a atribuição da causa do aquecimento global recente aos humanos.
32 - "Os oceanos estão esfriando" - As medições mais recentes nos oceanos mostram um firme aquecimento.
33 - "O CO2 produzido pelos humanos é uma minúscula fração das emissões de CO2" - O ciclo natural adiciona e remove CO2 para manter um equilíbrio; os humanos adicionam CO2 extra sem remover nenhum.
34 - "O vapor d'água é o mais poderoso dentre os gases de efeito estufa" - O aumento do CO2 aumenta a quantidade de vapor d'água na atmosfera, o que torna o aquecimento global muito pior.
35 - "O IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) é alarmista" - O IPCC resume a pesquisa recente dos mais importantes cientistas.
36 - "A Groenlândia era verde" - Outras partes da terra esfriaram quando a Groenlândia esquentou.
37 - "O gelo da Groenlândia está aumentando" - A Groenlândia como um todo está perdendo gelo, o que é confirmado pelas medições por satélite.
38 - "O número de ursos polares está aumentando" - Os ursos polares estão em perigo de extinção, assim como muitas outras espécies.
39 - "Não está acontecendo" - Há muitas linhas de evidência que indicam que o aquecimento global é inequívoco.
40 - "Outros planetas estão esquentando" - Marte e Júpiter não estão esquentando, e, de todo modo, o sol nos últimos tempos tem esfriado levemente.
41 - "Não há evidências empíricas" - Há diversas linhas de observação direta de que os humanos estão causando o aquecimento global.
42 - "A limitação das emissões de CO2 irá prejudicar a economia" - Os benefícios da taxação do dióxido de carbono ultrapassam em muito os custos.
43 - "O gelo marinho do Ártico já se recuperou" - O gelo marinho espesso do Ártico está encolhendo rapidamente.
44 - "Estamos saindo da Pequena Idade do Gelo" - Os cientistas concluíram que os fatores que causaram o resfriamento na Pequena Idade do Gelo não estão causando o atual aquecimento global.
45 - "O CO2 não é um poluente" - Por seus impactos no clima, o CO2 representa um perigo para a saúde e o bem-estar públicos, e por isso satisfaz à denominação de poluente do ar.
46 - "Houve um resfriamento em meados do século XX" - O resfriamento em meados do século XX foi devido aos aerossóis e é irrelevante para o recente aquecimento global.
47 -  "Não há correlação entre CO2 e temperatura" - Há uma correlação de longo prazo entre o CO2 e a temperatura global; outros efeitos são de curto prazo.
48 - "O CO2 é alimento para as plantas" - Os efeitos de um aumento do CO2 sobre as plantas terrestres são variados e complexos, dependendo de inúmeros fatores.
49 - "Já esquentou antes de 1940, quando a taxa de CO2 era baixa" - O aquecimento no início do século XX se deveu a causas diversas, inclusive o aumento de CO2.
50 - "Os satélites não mostram aquecimento na troposfera" - Os dados de satélite mais recentes mostram que a terra como um todo está esquentando.
51 - "A quantidade de CO2 era maior no passado" - No passado, quando a quantidade de CO2 era maior, o sol era mais frio.
52 - "São os aerossóis" - Os aerossóis têm mascarado o aquecimento global, que de outro modo estaria pior.
53 - "É o El Niño" - O El Niño não apresenta uma tendência, e por isso não é responsável pela tendência do aquecimento global.
54 - "A perda de gelo do Monte Kilimanjaro se deve ao uso da terra" - A maior parte das geleiras do mundo estão encolhendo rapidamente, embora haja alguns casos complexos.
55 - "Não há ponto quente [hot spot] na troposfera" - Vemos claramente a existência de um "ponto quente de curto prazo", e há várias evidências de um "ponto quente de longo prazo".
56 - "O inverno de 2009-2010 teve ondas de frio recordes" - Um dia frio de inverno em Chicago não tem nada a ver com a tendência de aquecimento global.
57 - "É a Oscilação Decenal do Pacífico" - A ODP não mostra uma tendência, e, portanto não é responsável pela tendência de aquecimento global.
58 - "Os cientistas não conseguem nem prever o tempo" - Tempo e clima são coisas diferentes. Previsões climáticas não necessitam dos detalhes do tempo.
59 - "É um ciclo natural" - Nenhum forçamento natural conhecido é capaz de explicar os níveis de aquecimento observado, exceto os gases de efeito estufa antropogênicos.
60 - "A 2ª lei da termodinâmica contradiz a teoria do efeito estuda" - A 2ª lei da termodinâmica é coerente com o efeito estufa que é diretamente observado.
61 - "O IPCC estava errado sobre as geleiras do Himalaia" - As geleiras estão encolhendo rapidamente no mundo todo, apesar de 1 erro em 1 parágrafo do relatório de 1.000 páginas do IPCC.
62 - "Limitar as emissões de CO2 será prejudicial para os pobres" - Aqueles que menos contribuem para as emissões de gases de efeito estufa serão os que sofrerão os maiores impactos das mudanças climáticas.
63 - "São os oceanos" - Os oceanos estão esquentando e, mais ainda, estão se tornando mais ácidos, o que ameaça a cadeia alimentar.
64 - "O IPCC estava errado sobre a Floresta Amazônica" - As afirmações do IPCC sobre a Floresta Amazônica estão corretas, e foram incorretamente reproduzidas por alguns meios de comunicação
65 - "Não somos nós" - Diversos conjuntos de observações independentes mostram uma influência humana nas mudanças climáticas.
66 - "O manto de gelo da Groenlândia não irá derreter" - Quando a Groenlândia era de 3 a 5 º C mais quente que hoje, uma grande parte do Manto de Gelo derreteu.
67 - "As previsões de elevação do nível do mar são exageradas" - A elevação do nível do mar está agora aumentando mais rápido que o previsto porque o gelo está derretendo mais rápido que o esperado.
68 - "O efeito estufa do CO2 está saturado" - Medições diretas constatam que o CO2 continua armazenando mais calor, o que mostra que o efeito estufa do CO2 não está saturado.
69 - "Os corais são resistentes ao branqueamento" - Aproximadamente 1% dos corais estão morrendo a cada ano no mundo todo.
70 - "As nuvens atuam como uma retroalimentação negativa" - Acumula-se evidências de que a retroalimentação das nuvens é provavelmente positiva e é improvável que seja fortemente negativa.
71 - "Os vulcões emitem mais CO2 que os humanos" - Os humanos emitem 100 vezes mais CO2 que os vulcões.
72 - "O efeito estufa já foi refutado" - O efeito estufa é física básica, e é confirmado pelas observações.
73 - "É o metano" - O metano tem um papel menor no aquecimento global, mas pode piorar muito se o permafrost (solo e subsolo permanentemente congelados) começar a degelar.
74 - "O CO2 tem uma permanência curta na atmosfera" - O excesso de CO2 das emissões humanas tem uma permanência longa, de mais de 100 anos.
75 - "A umidade está baixando" - Diversas linhas independentes de evidência indicam que a umidade está subindo e que causa uma retroalimentação positiva.
76 - "Netuno está esquentando" - E o sol está esfriando.
77 - "As primaveras não estão se antecipando" - Centenas de espécies de flores no Reino Unido estão florescendo mais cedo do que há 250 anos.
78 - "Jupiter está esquentando" - Jupiter não está esquentando, e de todo modo o sol está esfriando.
79 - "É o uso da terra" - O uso da terra tem um papel menor nas mudanças climáticas, embora o sequestro de carbono possa ajudar a mitigá-las.
80 - "A ciência não está estabelecida" - O conhecimento de que o CO2 antropogênico está causando o aquecimento global possui um alto nível de certeza e é confirmado pelas observações.
81 - "As medições de CO2 são suspeitas" - Os níveis de CO2 são medidos por centenas de estações espalhadas pelo mundo, e todas relatam a mesma tendência.
82 - "O aquecimento global parou em 1998, 1995, 2002, 2007, 2010, ???" - A temperatura global ainda está subindo, e 2010 foi o ano mais quente já registrado.
83 - "500 cientistas refutam o consenso" - Aproximadamente 97% dos especialistas em climatologia concordam que os humanos estão causando o aquecimento global.
84 - "O CO2 não está aumentando" - O CO2 está aumentando rapidamente, e está alcançando níveis que há milhões de anos não são vistos na terra.
85 - "O recorde na precipitação de neve desmente o aquecimento global" - O aquecimento leva a um aumento na evaporação e na precipitação, o que significa mais neve no inverno.
86 - "O CO2 está vindo dos oceanos" - Os oceanos estão aborvendo enormes quantidades de CO2, e como resultado disso estão se tornando mais ácidos.
87 - "Os cientistas tentaram 'esconder o declínio' na temperatura global" - O 'declínio' se refere à diminuição na largura dos "anéis das árvores" do hemisfério norte, não à temperatura global, e foi abertamente discutido em artigos e relatórios do IPCC.
88 - "Plutão está esquentando" - E o sol vem esfriando nos últimos tempos.
89 - "O comprimento dos ciclos solares prova que é o sol" - O sol não esquenta desde 1970, e por isso não pode estar causando o aquecimento global.
90 - "O Ártico era mais quente em 1940" - Os dados reais mostram que as altas latitudes no hemisfério norte estão mais quentes hoje que em 1940.
91 - "O gelo marinho antártico está aumentando" - O gelo marinho da Antártica aumentou nas últimas décadas apesar de um concomitante aquecimento no oceano antártico.
92 - "O IPCC está superestimando o aumento de temperatura" - Lord Monckton (um dos principais céticos que tem contestado o aquecimento em palestras pelo mundo) usou a equação do IPCC de maneira inapropriada.
93 - "O CO2 não é a única causa do clima" - A teoria, os modelos e as medições diretas confirmam que o CO2 é atualmente a principal causa das mudanças climáticas.
94 - "É influência dos microsítios" - A influência dos microsítios sobre as mudanças de temperatura são mínimas; sítios bons e ruins mostram a mesma tendência.
95 - "É o albedo" - A alteração no albedo do Ártico, devida ao encolhimento do gelo, está aumentando o aquecimento global.
96 - "A largura dos anéis das árvores divergem das temperaturas após 1960" - Este é um detalhe complexo, local e irrelevante para a tendência de aquecimento global observada.
97 - "É a fuligem" - A fuligem fica na atmosfera durante dias ou semanas; o dióxido de carbono causa um aquecimento que dura séculos.
98 - "Os humanos são insignificantes demais para afetar o clima global" - Os humanos são pequenos, mas poderosos, e as emissões humanas de CO2 estão causando um aquecimento global.
99 - "Limitar as emissões de CO2 fará pouca diferença" - Se todos os países concordarem em limitar as emissões de CO2, poderemos conseguir cortes significativos em escala global.
100 - "As estações desconsideradas introduziram um desvio de aquecimento" - Se os dados das estações desconsideradas tivessem sido mantidos, as temperaturas na verdade seriam levemente mais altas.
101 - "Lindzen e Choi encontraram uma baixa sensibilidade climática" - Outros climatologistas consideram que o artigo de Lindzen e Choi contém erros inaceitáveis.
102 - "Energia renovável é cara demais" - Se contarmos todos os custos associados com a queima de carvão e outros combustíveis fósseis, como poluição do ar e efeitos sobre a saúde, na verdade eles são bem mais caros que a maioria das fontes de energia renováveis.
103 - "É o aumento da intensidade global da luz" - Esse é um efeito complexo dos aerosóis, e seu significado para a temperatura não está claro.
104 - "Phil Jones diz que não há aquecimento global desde 1995" - Não foi isso o que Phil Jones disse.
105 - "A previsão que Hansen fez em 1988 estava errada" - Jim Hansen fez previsões para vários cenários possíveis; suas previsões para o cenário de nível médio B estavam corretas.
106 - "Mudaram o nome de aquecimento global para mudanças climáticas" - "Aquecimento global" e "mudanças climáticas" significam coisas diferentes e ambas as expressões têm sido usadas há décadas.
107 - "É a alternância de regimes climáticos" - Não há evidências de que o clima tenha "regimes" caóticos de longo prazo.
108 - "O processo de revisão interpares era desonesto" - Uma sindicância independente concluiu que as ações da CRU (Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia) foram normais e não ameaçavam a integridade da revisão interpares.
109 - "Menos da metade dos cientistas com publicações endossam o aquecimento global" - Aproximadamente 97% dos especialistas do clima concordam que os humanos estão causando o aquecimento global.
110 - "A perda do gelo marinho ártico é equivalente ao ganho de gelo marinho antártico" - A perda de gelo marinho no Ártico é três vezes maior que o ganho de gelo marinho na Antártica.
111 - "Não é urgente" - Um alto grau de aquecimento está latente, e se não agirmos agora, podemos ultrapassar os pontos críticos.
112 - "Os ciclos solares causam o aquecimento global" - Durante as últimas décadas, o sol tem esfriado levemente, e é irrelevante para o recente aquecimento global.
113 - "O gelo não está derretendo" - O gelo marinho do Ártico já perdeu uma área equivalente à Austrália oriental, e o gelo marinho de verão ou plurianual pode desaparecer em menos de uma década.
114 - "A Terra não esquentou tanto quanto se esperava" - Esse argumento ignora o efeito de resfriamento dos aerossóis e a inércia térmica do planeta.
115 - "A elevação do nível do mar está desacelerando" - Os dados globais mostram que a elevação do nível do mar tem aumentado desde 1880, e as previsões da elevação futura baseiam-se na física, não na estatística.
116 - "Pedidos baseados na lei de Liberdade de Informação (FOI) foram ignorados” - Uma investigação independente revelou que a CRU é um centro de pesquisas pequeno, com recursos limitados, e não há dúvidas sobre seu rigor e honestidade.
117 - "Mais de 31.000 cientistas assinaram a petição organizada pelo OISM (Oregon Institute of Science and Medicine) - A petição do OISM só foi assinada por alguns poucos cientistas.
118 - "É difícil demais" - Estudos científicos determinaram que a tecnologia atual é suficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em grau suficiente para evitar mudanças climáticas perigosas.
119 - "É o ozônio" - O ozônio tem um efeito pequeno.
120 - "O IPCC 'sumiu' com o Período Quente Medieval" - O IPCC simplesmente atualizou seus gráficos de histórico da temperatura para mostrar os melhores dados disponíveis na época.
121 - "O estudo de Naomi Oreskes sobre o consenso estava errado" - Benny Peiser, que criticou Oreskes, acabou retirando sua crítica.
122 - "Trenberth não consegue explicar a ausência de aquecimento" - Trenberth está se referindo a detalhes do fluxo de energia, e não a se o aquecimento global está ou não acontecendo.
123 - "O clima é caótico e não pode ser previsto" - O tempo é caótico, mas o clima é influenciado pelo desequilíbrio energético da Terra, que é mais previsível.
124 - "O derretimento do gelo não está aquecendo o Ártico" - O derretimento do gelo faz com que mais luz solar seja absorvida pela água, o que esquenta o Ártico.
125 - "A perda dos mantos de gelo está sendo superestimada" - Diversas medições independentes encontraram uma extensa perda de gelo na Antártica e na Groenlândia.
126 - "Uma queda na atividade vulcânica causou o aquecimento" - Os vulcões não tiveram um efeito de aquecimento no recente aquecimento global – se houve algum efeito, foi de resfriamento.
127 - "Os renováveis não são suficientes para fornecer energia de base" - Uma combinação de fontes renováveis complementada por gás natural pode fornecer energia de base.
128 - "Erros nas medições por satélites inflaram as temperaturas dos Grandes Lagos" - Os erros das medições por satélites na região dos Grandes Lagos não são usados em nenhum registro das temperaturas globais.
129 - "A respiração contribui para o acúmulo de CO2" - Na expiração, nós apenas devolvemos para o ar o mesmo CO2 que estava lá antes.
130 - "O consenso do IPCC é forjado" - 113 países assinaram o relatório do IPCC de 2007, o qual apenas resume o corpo atual de evidências na ciência da climatologia.
 131 - "Soares descobriu que não há correlação entre o CO2 e a temperatura" - Soares analisou tendências de curto-prazo altamente influenciadas pelas variações naturais, e ignorou a correlação de longo-prazo.
132 - "O CRU manipulou os dados  da temperatura" - Uma investigação independente checou as fontes primárias de dados e conseguiu reproduzir os resultados do CRU.
133 - "O vapor d'água na estratosfera parou o aquecimento global" - Essa possibilidade significa apenas que o aquecimento global futuro pode ser ainda pior.
134 - "As emissões de CO2 não têm correlação com a concentração de CO2" - Que os humanos estão causando o aumento de CO2 na atmosfera é confirmado por muitas análises isotópicas.
135 - "O sol está esquentando" - O sol acabou de passar pelo período de mais baixa atividade nos últimos 100 anos.
136 - "Mauna Loa é um vulcão" [ou seja, os dados da estação de Mauna Loa estariam sendo influenciados pelas emissões do vulcão] - A tendência global é calculada a partir de centenas de estações de medição de CO2 e é confirmada por satélites.
137 - "É calor residual" - O aquecimento causado pelo efeito estufa está adicionando 100 vezes mais calor no clima do que o calor residual.
138 - "Um aumento exponencial de CO2 resultará num aumento linear da temperatura" - Os níveis de CO2 estão subindo tão rápido que, a menos que se reduzam as emissões, haverá uma aceleração do aquecimento global neste século.
139 - "A cobertura de neve bateu o recorde no inverno de 2008/2009" - A cobertura de neve no inverno 2008/2009 ficou dentro da média; a tendência de longo prazo na primavera e verão e a cobertura anual estão em rápido declínio.
140 - "O nível do mar não está subindo" - A alegação de que o nível do mar não está subindo se baseia em gráficos escandalosamente adulterados, e são refutados pelas observações.
141 - "Estamos nos aproximando de um resfriamento - Não têm fundamento científico as afirmações de que o planeta vai começar a esfriar num futuro próximo.
142 - "Esquentou na mesma velocidade nos períodos 1860-1880 e 1910-1940" - A tendência de aquecimento de 1970 a 2001 é maior que o aquecimento de 1860 a 1880 e de 1910 a 1940.
143 - "Venus não tem um efeito estufa extremo” - Muito provavelmente Venus já sofreu antes uma fase de efeito estufa galopante ou "úmido", e hoje  é mantido quente por uma atmosfera densa em CO2.
144 - "A Antártica é fria demais para perder gelo" - As geleiras estão derretendo mais rápido para o oceano porque os mantos de gelo estão ficando mais finos devido ao aquecimento dos oceanos.
145 - "O nível dos oceanos tem relação com as manchas solares" - Esse detalhe é irrelevante para a observação do aquecimento global causado pelos humanos.
146 - "O nível de CO2 era mais alto no período Ordoviciano tardio" - O sol era bem mais frio durante o Ordoviciano.
147 - "São os CFCs" - A contribuição dos CFCs (clorofluorocarbonetos) é pequena.
148 - "Os cientistas voltaram atrás na alegação de que o nível do mar está subindo" - Os autores do artigo de Siddall escrito em 2009 voltaram atrás porque a elevação do nível do mar que previam estava baixa demais.
149 - "O aquecimento é que causa o aumento de CO2" - O aquecimento recente se deve ao aumento de CO2.
150 - "Os atóis de corais crescem com a elevação do nível do mar" - Milhares de atóis de corais se "afogaram" porque foram incapazes de crescer rápido o bastante para sobreviver à elevação do nível do mar
151 - "A Groenlândia só perdeu uma pequena porção de sua massa de gelo" - A perda de gelo na Groenlândia está se acelerando e contribuirá com alguns metros para a elevação do nível do mar nos próximos séculos.
152 - "O DMI (Danish Meteorological Institute) mostra que o Ártico está esfriando" - Embora as máximas no verão tenham mostrado uma baixa tendência de aumento, a média anual das temperaturas no Ártico subiu fortemente nas últimas décadas.
153 - "Os céticos ficaram de fora do IPCC?" - Os registros oficiais, os editores e os emails sugerem que os cientistas do CRU agiram dentro do espírito, se não da letra, das regras do IPCC.
154 - "A retroalimentação positiva significa um aquecimento descontrolado" - A retroalimentação positiva não levará a um aquecimento descontrolado; os estágios subsequentes nos ciclos de retroalimentação serão cada vez mais fracos, limitando a amplificação.
155 - "São só alguns graus” - Um aquecimento de alguns graus terá um enorme impacto sobre os mantos de gelo, o nível dos mares e outros aspectos do clima.
156 - "Limitar a emissão de CO2 não vai esfriar o planeta" - Limitar o CO2 não vai esfriar o planeta, mas fará a diferença entre um aquecimento global contínuo em níveis catastróficos e uma diminuição e até uma paralização do aquecimento em níveis talvez seguros.
157 - "É a variabilidade interna" - A variabilidade interna só explica uma pequena parte do aquecimento e do resfriamento em intervalos de décadas, e estudos científicos mostraram de maneira consistente que ela não explica o aquecimento ao longo do século passado.
158 - "O investimento em energia renovável diminui o nível de empregos" - O investimento em energias renováveis cria mais empregos do que o investimento em energia de combustíveis fósseis.
159 - "São as transmissões de microondas dos satélites" - As transmissões dos satélites são extremamente pequenas e irrelevantes.
160 - "A Royal Society considera o ceticismo" - Mesmo assim, a Royal Society afirma veementemente que a atividade humana é a causa dominante do aquecimento global.
161 - "O CO2 causa somente 35% do aquecimento global" - O CO2 e a retroalimentação de vapor d'água são as maiores causas do aquecimento global.
162 - "Não tínhamos aquecimento global durante a Revolução Industrial" - As emissões de CO2 eram muito menores há 100 anos.
163 - "Hansen previu que a West Side Highway ficaria embaixo d'água" - Hansen estava especulando sobre as mudanças que poderiam acontecer se o CO2 duplicasse.
164 – “Ljungqvist derrubou a curva do gráfico de taco de hockey” - A reconstrução das temperaturas feita por Ljungqvist é muito similar a outras reconstruções por Moberg e Mann.
165 - "Remover todo o CO2 faria pouca diferença" - Remover o CO2 faria com que a maior parte da água contida no ar se precipitasse sob a forma de chuva, o que cancelaria a maior parte do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...