quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Facebook dá cadeia em Londres, não em Cuba

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

O portal elmundo.es informa que entre os mais de 500 presos, desde o começo da violência no bairro londrino Tottenham, há uma criança de apenas 11 anos de idade e que quatro adolescentes também foram detidos por estimular as revoltas através do Facebook.

O sítio espanhol cita que "a polícia de Strathclyde, em Glasgow (Escócia), deteve um jovem de 16 anos de idade por enviar uma mensagem do Facebook em que supostamente incitava a cometer atos de desordem, informa a BBC. A polícia assegurou que vai vigiar de perto as redes sociais e que adotará o que denomina ‘ação decisiva’ para prevenir a violência na área de Strathclyde por parte dos seguidores".

"Está previsto que o responsável em promover o ‘Let’s start a riot in Glasgow’ [Vamos começar um tumulto em Glasgow], que não está mais disponível na mencionada rede social, compareça a um tribunal neste dia 10".

"Em Folkestone, no condado de Kent, onde está a famosa Universidade de Canterbury, dois jovens de 18 anos foram detidos por difundir mensagens qualificadas de incendiárias através do Facebook. Uma adolescente de 16 anos também está sendo interrogada em Glasgow pelo mesmo motivo, segundo a BBC".

"Por último, a polícia de Essex prendeu um jovem de 17 anos por incentivar outras pessoas através do Facebook a reunir-se no condado e participar das revoltas".

Pergunto-me se a polícia espanhola prenderá os que incitaram, através do Facebook, um "levante popular em Cuba" [*], em fevereiro passado, e que foi um fracasso. Podem começar pelo correspondente na Espanha da "Rádio Martí", emissora oficial do governo dos Estados Unidos contra Cuba. Ele se chama Joan Antoni Guerrero [**], vive na Catalunha e está longe de ser um adolescente.


* "Levante" convocado para o dia 21 de fevereiro, no Parque 13 de Marzo, em frente ao Museu da Revolução em Havana, com o apoio da CNN. A apresentadora Claudia Palacios não conseguiu esconder a frustração: "Será que não prepararam com tempo suficiente?". Apenas um manifestante compareceu.

** Além de trabalhar na Rádio Martí, ele tem o blog Punt de Vista sobre assuntos cubanos (http://joanantoniguerrero.blogspot.com).


* Tradução de Sandra Luiz Alves.



Fonte :Blog do Miro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...