quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Emprestar e trocar objetos: projeto brasileiro põe em prática o consumo colaborativo


Lydia Cintra 11 de agosto de 2011
Em junho, entrou no ar o DescolaAí, portal colaborativo para empréstimos e trocas de objetos. Com ele, você pode pegar um livro para ajudar no trabalho da faculdade no fim de semana, uma caixa de som pra um churrasco e até mesmo um vestido de festa (desses que a gente esquece no armário por falta de ocasião). Já parou para pensar em quantos outros objetos você tem em casa que ficam parados na gaveta por meses?
A proposta do site é conectar pessoas que estejam dispostas a emprestar ou trocar alguns pertences e outras tantas que precisam deles por qualquer motivo específico. Para fazer parte, é preciso se cadastrar no site. Você pode divulgar objetos que deseja disponibilizar para locação ou apenas procurar por algo. O sistema faz a busca do objeto mais próximo por meio do CEP e assim coloca locador e locatário em contato para negociação de valores e prazos de devolução.
Para garantir a segurança no empréstimo, é gerada uma senha exclusiva e igual para as duas pessoas envolvidas. Quem aluga o produto deve informar os dados de cartão de crédito e o valor só é debitado depois que o objeto é devolvido (e conferido – há uma taxa para objetos que voltarem danificados). Depois de tudo, as pessoas podem dar notas umas as outras, que serve como uma referência para os próximos usuários, uma indicação de “confiança”.

A iniciativa brasileira faz parte de uma das principais tendências quando o assunto é consumo: fazê-lo de forma colaborativa. Assim, não existe apenas o que é “meu”, mas sim, o que pode ser “nosso”. Compartilhamento é a questão chave e pode trazer, com o aumento da prática, boas mudanças nos padrões de consumo, já que quando algo é dividido entre várias pessoas a demanda para fabricação de um objeto novo diminui.
Sobre o projeto, Gilberto Dimenstein disse: “você não precisa ter pra você, basta poder usar.” E você, o que acha? Já pensou em consumir de forma colaborativa?
Fonte: super.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...