sexta-feira, 23 de março de 2012

Quase 80% dos ataques a caixas eletrônicos de SP ocorrem no interior


FONTE: g1.globo.com 
Na madrugada de 12 de janeiro deste ano, criminosos munidos de explosivos aproveitaram a calmaria no Centro de Tuiuti, no interior de São Paulo, para arrombar um caixa eletrônico e levar cerca de R$ 15 mil. Ataques como esse no estado de São Paulo aumentaram 50% nos três primeiros meses em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo apuração do G1. A maior novidade é que, dessa vez, os alvos preferenciais das quadrilhas são pequenos municípios do interior.
De acordo com levantamento feito pelo G1, 77% dos casos ocorreram no interior. No caso de Tuiuti, cidade próxima a Bragança Paulista, os cerca de 5,5 mil moradores ficaram um mês sem o único posto de atendimento avançado da cidade. Após o assalto no começo do ano, as operações financeiras, como pagamento de contas e saques, tiveram que ser realizadas em uma papelaria no Centro, que foi transformada em posto de atendimento correspondente do Bradesco.Segundo o coronel Wagner Cesar Gomes Oliveira, coordenador operacional da Polícia Militar, houve um aumento significativo dos ataques no estado se comparado ao primeiro trimestre de 2011. Na capital, esse tipo de crime diminuiu. O levantamento indica que dos 91 casos ocorridos de 1º de janeiro a 22 de março em todo o estado, 18 aconteceram na mesorregião metropolitana (que abrange a Grande São Paulo, o ABC e a Baixada Santista) e três no Litoral Norte (em São Sebastião). O balanço exclui casos em que ocorreram apenas tentativa de furto ou de roubo aos caixas.
Migração
Essa migração da metrópole para cidades menores ocorre porque os criminosos se sentem mais seguros em fazer ataques em municípios em que o acesso às rodovias é simples – o que facilita na hora da fuga – e onde a PM tem um contingente menor. “Assim não tem muito risco de confronto e a probabilidade de sucesso é maior", diz o coronel Oliveira.
Caixas eletrônicos que foram atacados em Porangaba, Paranapanema e Ribeirão Preto (Foto: EP TV/TV Tem)Exemplos de caixas eletrônicos que foram atacados em Porangaba, Paranapanema e Ribeirão Preto (Foto: EP TV/TV Tem)
É o caso das cidades na região de Ribeirão Preto. Dos 14 casos de arrombamentos a caixas eletrônicos neste ano, metade foi praticada em 7 municípios em um raio de até 130 km e com média de 30 mil habitantes. "A distância e a variedade de rotas de fuga tornam essas cidades vulneráveis às ações de criminosos", diz o delegado-seccional interino Luiz Geraldo Dias.
“Esses locais ficam 24 horas expostos, vigiados apenas por sistema eletrônico. Quando o alarme dispara, uma central de monitoramento que fica em São Paulo, ou até no Rio, é que chama a polícia. A viatura chega 10 minutos depois que os bandidos fugiram”, explica.
Câmeras são importantes, mas falta o recurso humano. Os bancos deveriam investir nisso"
Luiz Geraldo Dias, delegado de Ribeirão Preto
De acordo com o delegado, mesmo em cidades maiores como Ribeirão e Franca, com 600 mil e 318 mil habitantes, respectivamente, a ausência de equipes particulares de segurança facilita a ação dos criminosos. “Câmeras são importantes, mas falta o recurso humano. Os bancos deveriam investir nisso”.
A fragilidade dos municípios menores é comprovada pelo número de ocorrências. Taquaritinga, Terra Roxa, Pedregulho, Jaboticabal, Orlândia, Guará e Guatapará, que juntas somam 216 mil habitantes, sofreram 7 arrombamentos de caixas em 2012, de acordo com levantamento do G1. Franca, que teve 1 caso, e Ribeirão Preto concentraram as demais ocorrências.
Curiosidades dos assaltos a caixas eletrônicos no estado de SP (Foto: Arte G1)
Além de Campinas e de Ribeirão, as áreas mais críticas, de acordo com o coronel Oliveira, são as de Piracicaba e Sorocaba. Apenas na região de Campinas ocorreram 24 ataques a caixas eletrônicos neste ano, segundo levantamento feito pelo G1Na cidade de Campinas foram sete -- os demais casos foram em municípios menores do entorno.
Em Salto de Pirapora, cidade da região de Sorocaba, por exemplo, oito caixas eletrônicos foram explodidos na madrugada desta quinta (22). De acordo com a polícia, uma denúncia de furto levou os policiais até a agência, no Centro da cidade. Ao chegarem, eles foram recebidos a tiros pelos 13 criminosos, que estavam armados e encapuzados. Oito caixas ficaram danificados –três deles tiveram todo o dinheiro levado. Onze dos ladrões foram presos, segundo a polícia.
O oficial disse que a PM passou a enviar equipes da Força Tática e das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) para as cidades afetadas. Segundo ele, as ações começam a surtir efeito. “Já prendemos 36 pessoas neste ano por crimes em caixas eletrônicos e em bancos. No ano passado, no mesmo período, foram 10 presos.”
Explosivos
Além do aumento de ataques a caixas eletrônicos, cresceu o número de roubos de explosivos no estado. O SPTV teve acesso aos dados da Polícia Civil sobre esse tipo de crime, que demonstra que no último trimestre de 2011 ocorreram 20 roubos – contra 22 neste ano. Só em fevereiro aconteceram 10 casos.
Explosivos no Brasil ninguém toma conta. Nós nem sequer sabemos quando um caminhão está circulando com uma carga de explosivos"
Coronel Wagner Cesar Gomes Oliveira, coordenado operacional da PM
O Exército fiscaliza a fabricação e a armazenagem dos explosivos, mas não controla o caminho que fazem até chegar aos compradores, como as pedreiras. “Explosivos no Brasil ninguém toma conta”, disse o coronel. Caminhões carregados de dinamite percorrem as estradas paulistas sem escolta – o que facilita a ação dos ladrões. “Nós nem sequer sabemos quando um caminhão está circulando com uma carga de explosivos.”
A Polícia Civil acredita que esse material roubado seja usado por ladrões de caixas eletrônicos e teme novos ataques. “Nós temos a ideia de fazer um documento sugerindo mudanças para todos os envolvidos: fabricantes, compradores, transportadores e os agentes do estado que têm que fiscalizar”, afirmou em entrevista ao SPTV, em 16 de março, o delegado-geral de São Paulo, Marcos Carneiro Lima. Segundo ele, além da escolta, "a questão de limitar o total de peso a ser transportado" pode facilitar o trabalho da polícia.
Segurança
Para evitar esse tipo de ação e outros crimes, as instituições financeiras investem cerca de R$ 10 bilhões em segurança por ano no Brasil, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em nota, a federação informou que as instituições acompanham permanentemente as ocorrências com os caixas eletrônicos e acrescentou que se reúne constantemente com autoridades governamentais na busca de soluções.
“O serviço disponibilizado através de caixas eletrônicos é indispensável aos clientes em suas necessidades em face a proximidade e facilidade de uso, contribuindo para as atividades econômicas”, disse, em nota, a Febraban.
*Registrou algum roubo a caixa eletrônico? Envie fotos e vídeos ao VC no G1. Não se esqueça de contar a data e o local do registro. Só serão aproveitados conteúdos enviados em nome do próprio autor (se não tiver um cadastro próprio, procure fazê-lo antes do envio do material).
Mapa dos ataques a caixas eletrônicos em SP 2012 (Foto: Arte G1)

Veja os detalhes dos ataques por mesorregião e cidades paulistas
                                          
                 
Região Metropolitana de SP

São Paulo
Cotia
Guarulhos
Santo André
Vargem Grande Paulista
Mogi das Cruzes
Mauá
Santana de Parnaíba
Bertioga
Guarujá
19

9
2
1
1
1
1
1
1
1
1
 

Região de Campinas
Campinas
Vinhedo
Sumaré
Serra Negra
Mogi Mirim
Santa Bárbara D'Oeste
Engenheiro Coelho
Itobi
Monte Mor
Santo Antônio de Posse
Americana
Hortolândia
24
7
1
3
2
2
2
1
2
1
1
1
1

Região de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto
Franca
Guará
Guatapará
Jaboticabal
Orlândia
Pedregulho
Taquaritinga
Terra Roxa
14
6
1
1
1
1
1
1
1
1

Macrometropolitana Paulista
Jundiaí
Sorocaba
Araçariguama
Itatiba
Várzea Paulista
Sarapuí 
Salto de Pirapora
9
1
1
3
1
1
1
1
Região de Araraquara
Araraquara
Santa Lúcia
Gavião Peixoto
Rincão
Ribeirão Bonito
São Carlos
8

3
1
1
1
1
1
 

Região de Bauru
Paranapanema
Anhembi
Mineiros do Tietê
Duartina
Bocaina
Bofete
6
1
1
1
1
1
1

Região de Piracicaba
Capivari
Santa Gertrudes
Santa Maria da Serra
3
1
1
1
Região de Presidente Prudente
Pauliceia
Indiana
Presidente Prudente


3

1
1
1

Região do Vale do Paraíba
São Sebastião
3
3
Região de Assis
Oléo


1
1
Região de São José do Rio Preto
Três Fronteiras

1
1

Região de Itapetininga
Porangaba
1
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...