terça-feira, 15 de maio de 2012

62% das famílias de SP não podem comprar casa própria


FONTE: www.vermelho.org.br


Um levantamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em 18 países da América Latina e do Caribe revelou que na cidade de São Paulo, 62% das famílias não têm condições de comprar uma casa ou apartamento próprio. O principal motivo é o alto preço dos imóveis na capital.


O dado foi calculado com base na porcentagem de domicílios que gastariam mais de 30% de sua renda para pagar prestações de financiamento de 20 anos, com 10% de entrada, considerando o imóvel mais barato em oferta. Em São Paulo, esse imóvel custa US$ 40 mil, diz o banco.

Segundo o coordenador da pesquisa, Cesar Bouillon, além do preço elevado outro motivo que impede as famílias de comprar sua casa é o preço elevado do imóvel na cidade é a escassez de imóveis para a população de baixa renda. Esse fator impede que 32% adquiram a casa própria.

"A maior parte dos imóveis em oferta é para famílias ricas", diz Bouillon. Para ele, o governo precisa incentivar, através de políticas, as empresas a construírem imóveis para a população de baixa renda.

O estudo identificou outros motivos para as famílias paulistanas não conseguirem comprar um imóvel, além do preço elevado: renda muito baixa (7%), dificuldade de comprovar renda (25%) e altas taxas de juros (8%).

Para o especialista em políticas sociais Haroldo Torres, parte grande das famílias já tem imóveis ou vai recebê-los como herança. "O que significa que, no caso de uma nova aquisição, a entrada pode ser bem superior a 10%."

Moradias inadequadas
O estudo do BID também aponta que 33% das famílias brasileiras são sem-teto ou não tem moradia adequada.

Falta de título de propriedade, paredes feitas de material descartado (como papelão), piso de terra e falta de ligação às redes de água tratada e esgoto foram fatores que, em conjunto ou isoladamente, definiram na pesquisa o que é moradia inadequada.

Já segundo o último censo do IBGE, de 2010, 43% das moradias brasileiras são consideradas inadequadas.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...