sexta-feira, 4 de maio de 2012

Japão livre de nuclear



O Japão irá se livrar da energia nuclear amanhã, quando a usina nuclear de Tomari , na ilha de Hokkaido, ao norte do Japão, o último dos 54 reatores do país, estará fora de uso. Em maio de 2011, o Primeiro-Ministro japonês Naoto Kan anunciou o cancelamento de investimentos em novas usinas nucleares.
Com o Japão livre de usinas nucleares, o Greenpeace pediu para o governo japonês aproveitar a oportunidade para ouvir seus especialistas e sua população, manter todos os reatores nucleares fora de uso e concentrar seus esforços em melhorar a eficiência energética e aumentar a participação das energias renováveis na matriz energética japonesa.
“Com centenas de milhares de pessoas que continuam a sofrer as consequências do desastre nuclear de Fukushima no ano passado, é importante que a população japonesa não seja obrigada a suportar quaisquer riscos nucleares”, disse Junichi Sato, Diretor-executivo do Greenpeace Japão. “Um Japão livre de energia nuclear é um Japão mais seguro. Para garantir um futuro seguro e próspero, o Japão deve permanecer sem energia nuclear e favorecer o uso das energias renováveis”.
Leia mais:
O cenário [R]evolução Energética para o Japão mostra que o país pode abandonar o uso de todas suas usinas nucleares permanentemente e ainda atingir suas metas de redução de emissões de gases de estufa para 2020. Basta implementar o uso das energias renováveis de forma eficiente e administrar as demandas energéticas de maneira inteligente.
“Apesar do fechamento de todos os reatores, a segurança elétrica japonesa não está ameaçada. O pico de demanda energética do verão de 2012 pode ser administrado  com eficiência energética e conservação de energia”, disse Hisayo Takada, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Japão.
"O desastre de Fukushima tem mostrado que as usinas nucleares do Japão e as instituições relacionadas à elas não estão prontas para lidar com um grande terremoto – algo que os especialistas alertam que é quase certeza que ocorrerá nos próximos anos”, afirma Takada. “Se um novo acidente em reatores acontecer é provável que ele destrua a economia do Japão, e muitas outras pessoas irão sofrer. Simplesmente não vale o risco quando energias renováveis, limpas e seguras estão disponíveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...