O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/conteudo/voceecod/brinque-o-carnaval-com-consciencia/view#ixzz1mZ6iQdDw
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Começa hoje a maior festa popular do Brasil e em todo o país as pessoas saem às ruas e se preparam para muitos dias de folia e diversão. Mas não é porque estamos no carnaval que vamos deixar de agir com consciência e respeito ao meio ambiente. Durante os dias de festa nós daremos dicas de como curtir seu carnaval sem abrir mão da saúde, segurança e sustentabilidade.
Produza menos lixo
Para você ter uma idéia de como o carnaval produz lixo adicional ao usual, só na cidade de Salvador são recolhidas 1.500 toneladas a mais de lixo durante os seis dias de festas. Além de piorar a situação dos aterros sanitários, isso gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.
Jogue o lixo no lixo
No carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.
Gaste menos combustível
Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.
Na hora de ir para os circuitos da folia experimente ir de ônibus ou de carona. Além de ser mais sustentável, você não precisa se preocupar com estacionamento nem com a segurança do veículo, e ainda pode tomar a sua cervejinha sem medo do bafômetro.
Fonte: Instituto Akatu
Tags: Dicas - Você EcoD
Nenhum comentário:
Postar um comentário