terça-feira, 7 de agosto de 2012

Debate Aberto #4: Educação



É impossível manter bons índices de crescimento e o combate as desigualdades de um município sem um sério e importante investimento em educação. Com novas indústrias e o Parque Tecnológico instalado, Sorocaba precisa de rápida recuperação nessa área e pontos como: formação e qualificação profissional, maior oferta de vagas em creches e valorização dos profissionais da educação não podem ficar fora dos debates eleitorais deste ano.
Em linhas gerais, tem prevalecido por aqui uma gestão pouco competente na área da educação. Talvez por pouca sensibilidade, recursos federais que poderiam ser utilizados, por exemplo, na construção de novas creches, demoraram a ser utilizados pela Prefeitura. Nesse caso, como em outros, a matemática é simples: se há um crescimento real de nossa economia e novas indústrias chegam ao município, é certo que a cidade deve oferecer mão de obra às mesmas e a falta de vagas em creches, além de ser uma violação ao direito das crianças, impede o retorno de milhares de mães ao mercado de trabalho. E somente agora, no final do atual governo, é que esses recursos foram solicitados e só por isso, pela ajuda do Governo Federal, é que algumas novas creches serão inauguradas até o final do ano.
Situação semelhante se percebe entre nossos jovens, tratados por muitos governos como “problema” devem ser eles o alvo de importante política de qualificação profissional. É nessa faixa etária que se concentra o maior número de desempregados.
Por fim, cabe destaque também a urgente reorganização da política de valorização dos profissionais da educação. A equiparação dos PEB-I com os PEB-II, por exemplo, é medida que resgata a justiça entre aqueles trabalhadores e que, por isso, carrega grande importância no sentido de termos profissionais satisfeitos com as condições que lhe são oferecidas para que exerçam seu trabalho. Na mesma esteira podemos colocar a necessidade de reconhecimento dos auxiliares de educação como educadores de fato. Parece pouco, mas faz muita diferença.
Não são poucos os desafios a serem enfrentados pela próxima administração no campo da educação, em Sorocaba. Aqui destacamos só alguns deles. Mas guardo a plena convicção de que ninguém reúne melhores condições de recuperar nosso sistema municipal que a candidata petista Iara Bernardi. E eleito vereador, é certo que a Educação será também uma de nossas bandeiras prioritárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...