segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A mídia vai perder também no 3º turno?

em seu Blog. 



Era previsível. A oposição antipetista e o partido oculto que lhe defende, na mídia, tomaram uma surra nas urnas, e agora tentam uma revanche desesperada. O contra-ataque se dá em duas frentes. A mais importante é continuar sensacionalizando o “mensalão”. Ninguém mais tem saco, perderam votos até nos bairros tucanos de São Paulo, e persistem na estratégia. E agora a Veja aparece com um “depoimento” de Marcos Valério, dado em setembro, com denúncias contra Lula. Até o assassinato de Celso Daniel, cujas investigações, feitas pela Polícia Civil de São Paulo e pela Polícia Federal de FHC, apontaram crime comum, entrou novamente na roda.
Merval Pereira, principal colunista político de O Globo, passou os últimos meses ignorando quase completamente o processo eleitoral. O foco é “mensalão”. E continua. Agora com a estratégia de alto risco de concentrar os ataques na figura de Lula. Será divertido, não fosse seus contornos trágicos, observar a mídia converter Marcos Valério num herói republicano, a correr risco de vida.
Entretanto, a manipulação da notícia se aprofunda de maneira apavorante. Os jornais não lembram aos leitores – pelo menos não com a ênfase necessária – que Marcos Valério era testa-de-ferro de Daniel Dantas, o menino “brilhante” da privataria tucana, e que boa parte do dinheiro movimentado por Valério provinha de contratos superfaturados de publicidade com as operadoras telefônicas que Dantas controlava.
Todos esquecem também que, se os esquemas de Marcos Valério tiveram início, comprovadamente, na campanha de Eduardo Azeredo, então candidato tucano ao governo de Minas Gerais, é lógico que qualquer nova informação dada por ele mencione esse período, a origem de tudo.
Outra frente de ataque é desmerecer a CPI do Cachoeira. Tivemos dois governadores convocados, cujos sigilos foram quebrados por dez anos! Uma das maiores empreiteiras do país, a Delta, foi devassada e destruída (com razão de sê-lo, pelo visto). Dezenas, quiçá centenas de sigilos, foram quebrados, e a investigação voltará ao Ministério Público Federal com um volume muito grande de informações novas e bombásticas. Ainda assim a mídia e oposição insistem em menosprezar os trabalhos da CPI? O PT tentou convocar Policarpo Jr., o repórter da Veja envolvido com Cachoeira. Foi voto vencido. Paciência. Mas pelo menos, as relações espúrias e desavergonhadas entre a revista e o Clube Nextel foram expostas à luz. Globo, Estadão e Folha podem continuar dando moral para a Veja, mas a blogosfera agora sabe que lida com bandidos, que se mancomunaram com uma das mais sinistras máfias políticas de que se tem notícia.
Até poucas semanas, a mídia ainda tinha a vantagem de poder chantagear e prejudicar eleitoralmente seus adversários políticos. Agora, nem isso. As eleições terminaram e o povo ignorou sabiamente as calúnias e as manipulações da grande mídia, que protege sistematicamente os verdadeiros bandidos.
Agora, a classe política está com as mãos livres. A blogosfera está com sangue na boca. E o povo está de saco cheio. A mídia continua imensamente poderosa, sobretudo em função da influência que exerce sobre um Judiciário conservador e medroso. Mas o momento agora favorece o outro lado, dos progressistas. O pêndulo mudou de direção.
Sim, a mídia vai perder também no 3º turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...