segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sobe para 65 número de candidatos flagrados postando fotos do Enem 2012 na web Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2012/11/04/sobe-para-65-numero-de-candidatos-flagrados-postando-fotos-do-enem-2012-na-web.jhtm




O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que subiu para 28 o número de candidatos desclassificados neste domingo (4) após terem sido flagrados postando fotos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nas redes sociais. Ontem (3), outros 37 estudantes já haviam sido eliminados do exame pelo mesmo motivo. O total final é de 65 estudantes. Mesmo após o fim da prova, mais candidatos que tiverem divulgado imagens na internet também poderão ser excluídos do exame caso o MEC encontre fotos que tiverem sido postadas durante o horário do exame. A prova foi encerrada às 18h30 (horário de Brasília). Pelo edital do Enem, o uso de telefones celulares e aparelhos eletrônicos dentro dos locais de prova é proibido. Os aparelhos devem ser guardados em sacos plásticos e colocados embaixo da cadeira.

Tema da redação O MEC divulgou por meio de seu Twitter o tema da redação do Enem: "Movimento imigratório para o Brasil no século 21.

Essa é a primeira vez em que o ministério divulga o tema da redação pelas redes sociais. Nas últimas duas edições, houve casos de jornalistas que anunciaram o tema antes do final da prova, por meio de celulares nos locais de exame.


Revista Veja e o caso das fotos no Enem 2012: armadilha ou ingenuidade?


Revista Veja publicou post em seu Twitter pedindo para alunos postarem fotos do Enem 2012; assunto causou polêmica entre alunos e professores.
Sabendo que 30 alunos foram eliminados sábado (3) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 por postarem fotos, arevista Veja publica o seguinte post em seuTwitter, neste domingo (4): "Compartilhe fotos do Enem no Instagram: #VEJAnoEnem. As melhores são exibidas em VEJA". A frase, julgada por muitos como dúbia, foi criticada por alunos nas redes sociais e, inclusive, por professor de redação.
 



Em primeiro lugar, o que são fotos do Enem? O que a Veja esperava que os alunos fizessem? Tirassem fotos da fachada da escola ou faculdade onde os alunos realizariam a prova? Fotografassem a rua e o trânsito que o Enem causou? Isso é trabalho de repórter, não de estudante.

Seja lá o que a revista quis dizer, realmente é difícil acreditar que Veja, uma das maiores publicações impressas do mundo, tenha deixado escapar em seu Twitter uma frase possivelmente dúbia. Ninguém pensou que isso poderia ser mal interpretado?

Os alunos foram duros nas críticas à revista sugerindo que a publicação estava "ensinando" como ser expulso do Enem. Deste fato, portanto, só sobram duas interpretações: foi ingenuidade da Veja não haver pensado que os alunos interpretariam desta maneira? Ou foi de propósito? O que abre espaço para ainda maiores interpretações sobre a intenção da revista com este post.

Uma coisa é certa: desde que postou isso, Veja tem sido comentada, retuitada e citada no Twitter conferindo-lhe algo que todos os meios de comunicação atual mais buscam: audiência. Mas, levando em conta que o Enem 2012 é a porta de entrada para sistemas como SisuProUni e Ciência Sem Fronteiras e mais 4 milhões de pessoas, segundo o próprio ministro da educação Aloizio Mercadante, já realizaram a prova, Veja, no mínimo, deveria saber com o que está causando polêmica. De qualquer forma,alguém pode explicar o que são fotos DO Enem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...