Especialistas contam os segredos que as participantes tentam esconder dos consumidores
Nesta sexta-feira (23) acontece a Black Friday, um dos maiores eventos de compras dos Estados Unidos, que agora também conta com uma edição brasileira, onde os consumidores conseguem comprar produtos com grandes descontos. Porém, o professor do Provar/FIA, Eduardo Terra, e a diretora comercial e de marketing da Certisign, Regina Tupinambá, explicam quais são as cinco coisas que as lojas não contam sobre a data. Confira:
1 – “Nós pretendemos mantê-lo na loja por muito tempo”
Apesar de as promoções serem agressivas e permitirem que o consumidor adquira os produtos por um preço abaixo do que o normal, Terra lembra que os descontos vão além de aumentar as vendas no dia, mas também servem para inaugurar as vendas para o Natal. Além disso, diz ele, algumas ofertas duram por mais tempo do que 24 horas – período que dura a Black Friday. Dessa forma, as lojas fazem com que os clientes continuem frequentando os estabelecimentos para realizar mais compras para o fim de ano.
2 – “As compras pela internet são vantajosas mesmo fora do Black Friday”
No Brasil, a Black Friday vai ser realizada, principalmente, pelo e-commerce, evitanto as filas e tumultos que acontecem na versão americana. Porém, os consumidores precisam lembrar que a internet é uma boa ferramenta para realizar as compras mesmo quanto não está ocorrendo o evento.
A diretora da Certisign acredita que é sempre melhor realizar as compras pela internet, pois o consumidor ganha tempo, economiza no estacionamento e no deslocamento, além de poder comparar os preços, atitude que não é possível na loja física. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para verificar se o site da loja é seguro, como observar se existe a letra “S” no endereço “HTTPS” do site, ou se existe um cadeado fechado na barra inferior do browser.
3 – “Não espere boa qualidade”
Quando se trata de aparelhos eletrônicos ou de informática, os dispositivos de melhor qualidade costumam ter os preços mais controlados pelos lojistas. Enquanto os de marcas menores possuem uma margem de desconto maior, e por isso, possuem valores baixos durante a Black Friday. “Você não vê um produto da Apple sendo vendido por um valor barato ou com um grande desconto”, alega Terra.
4 – “A Black Friday não é motivo para esquecer do orçamento”
A característica da data é de promoções tentadoras que atraem muitas pessoas com tendência de comprar às pressas, com medo de que o produto acabe, afirma Regina. Porém, as regras de consumo, como pesquisar, observar o que está sendo comprado e avaliar as formas de pagamento, devem ser mantidos, lembra o professor.
5 – “Não se deixe enganar com ofertas de descontos do nosso cartão”
As lojas costumam oferecer descontos maiores para os consumidores que possuem os cartões fidelidades das mesmas. Apesar de essas promoções não estarem erradas, pois o comprador é quem decide se aceita ou não, Terra lembra que o cliente deve buscar saber se o desconto é do cartão ou da Black Friday, sendo que as regras sobre a oferta devem estar claras.
Fonte: Infomoney - 22/11/2012
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